segunda-feira, 7 de novembro de 2011

REMÉDIO PARA DIABETES VICTOZA SOME DAS FARMÁCIAS E PREJUDICA DIABÉTICOS



Remédio liraglutida, comercialmente conhecido por Victoza, ficou conhecido no Brasil inteiro depois da matéria publicada na revista Veja. O Victoza simplesmente foi capa da edição de setembro da revista trazendo a frase “PARECE MILAGRE”. Na matéria a revista veja afirma que o Victoza emagrece de 7 a 12 kg em cinco meses e afirmando não ter muitos efeitos colaterais.
O remédio Victoza, fabricado pelo laboratório Novo Nordisk, é um remédio aprovado pela Anvisa no ano de 2010 para ser usado somente no tratamento de diabetes tipo 2. Porém depois da notícia publicada pela Revista Veja fez com que se iniciasse uma corrida pelo remédio nos consultórios médicos e farmácias.
Tal corrida fez com que o remédio, que não é barato (cerca de 300 reais) sumisse das prateleiras das farmácias e quem realmente precisa do medicamento não consegue encontrá-lo.
Em nota a Sociedade Brasileira de Diabetes condenou a matéria da revista Veja. A Anvisa também divulgou uma nota dizendo que não existe efeitos comprovados do Victoza para emagrecer e não conhece todos os efeitos colaterais a longo prazo e que o medicamento não deveria ser usado a não ser para tratamento do diabetes tipo 2.
O laboratório Novo Nordisk, que fabrica o Victoza, informou que o medicamento encontra-se com a distribuição normal e conforme planejado.

Nenhum comentário: