Campos do Jordão São Paulo - SP
População: 44.688 habitantes
Homens: 21.704
Mulheres: 22.984
Área Total: 290,0 km²
Dens. Demográfica: 154,10 hab/km²
Altitude: 1.628 m
DDD: 12
CEP: 12460-000
Site Oficial: www.camposdojordao.sp.gov.br
Clima e Temperatura
Seu clima de montanha é reconhecido como um dos melhores do mundo. Suas quatro estações são bem definidas, podendo-se observar cenários de grande beleza durante todo o ano.
No inverno, a temperatura frequentemente cai a alguns graus abaixo de zero, registrando uma temperatura média anual de 13 graus centígrados e a temperatura mais baixa de 4 graus negativos.
Da análise dos dados referentes às temperaturas no período de 1965 à 1974, pode-se afirmar que o clima de montanha de Campos do Jordão é do tipo tropical temperado, não apresentando nebulosidade úmida, ventos constantes ou chuvas excessivas.
Em razão da grande redução da cobertura vegetal da região, sobretudo nas encostas entre Monteiro Lobato e Campos do Jordão, que, no passado, foram revestidas integralmente de matas, e que hoje, ao contrário, apresentam 9% de campos, operaram-se modificações no clima, no sentido correspondente, ou seja, para um clima mesotérmico com verões brandos. Este tipo de clima foi, pouco a pouco, ascendendo as encostas da Mantiqueira, culminando por imperar em toda a região.
A alteração, nociva para a agricultura, no entanto revelou-se francamente benéfica nas áreas de tratamento de doenças pulmonares, onde se torna necessário o clima frio e seco.
O clima de Campos do Jordão, comparado à região alpina de Davos Platz na Suíça, acusou supremacia nos graus de nebulosidade, nas taxas de insolação, oscilações térmicas e nos índices de precipitação pluviométrica.
A nebulosidade média em Davos Platz era de cerca de 6% mais elevada. No que tange aos dias claros, as pesquisas deram 52% de dias claros para Campos do Jordão, enquanto que em Davos Platz verificou-se apenas 41%.
As diferenças de temperaturas médias do mês mais quente para o mês mais frio, não foram além de 8ºC em Campos do Jordão, ao contrário daquela cidade Suíça, em que as diferenças chegaram a 20ºC.
O teor de oxigenação e ozônio de Campos do Jordão foi considerado superior ao de Chamonix, famosa estância francesa, pela pureza de seu ar, a 2.800 m de altitude.