Vitória Espírito Santo Brasil
O Espírito Santo tem muito a mostrar. E, entre as belezas do Estado, as riquezas naturais são um ponto forte. Para reunir em um só roteiro cidades com pontos comuns, foi criada a Rota do Verde e das Águas, que tem como destaque a história dos municípios e a beleza de suas praias.
Formam a rota a capital Vitória, além das cidades de Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra. Conheça cada uma delas:
Vitória
A capital do Espírito Santo é um arquipélago formado por mais de 33 ilhas e com 105 quilômetros quadrados. Vitória possui a terceira melhor qualidade de vida entre os municípios brasileiros, um litoral belíssimo e uma culinária deliciosa.
Já o centro esbanja história e riqueza. Igrejas seculares, como a do Rosário e a Catedral Metropolitana, situada na Cidade Alta, são pontos muito visitados pelos turistas.
Quem quiser fugir da agitação do centro tem à sua disposição o Parque Municipal Gruta da Onça ou Parque da Fonte Grande. No coração da cidade, é possível ali fazer uma caminhada tranqüila, em plena Mata Atlântica.
Outros pontos interessantes em Vitória são o Calçadão de Camburi, o Santuário de Santo Antônio e o Manguezal de Vitória, onde é possível fazer um belo passeio de escuna.
Aracruz
A 50 quilômetros de Vitória, Aracruz é cercada de atrativos naturais. Lá ficam as reservas das tribos Tupiniquins e Guarani, que comercializam seu artesanato. Berço da imigração italiana no Brasil, a cidade tem uma culinária atraente, que mistura o melhor das culturas indígena e italiana.
Entre os pontos mais visitados estão o Parque Municipal do Aricanga, onde é comum a prática de asa-delta, Morro do Monte Serrat, que tem 700 metros de altitude, e a Igreja de São Benedito do Rosário. Em novembro e dezembro, o Congo, manifestação popular, toma conta do lugar.
Linhares
Conhecida como Paraíso das Águas, Linhares abriga 25% das reservas de Mata Atlântica do Estado e 64 lagoas que formam o maior complexo lacustre da Região Sudeste, tendo como principal a Lagoa Juparanã, com 38 quilômetros de extensão. As ondas fortes do local fazem com que Linhares seja muito procurada para a prática de esporte aquático.
Três lugares que valem a pena serem visitados são a Reserva Natural da Vale, a Lagoa do Meio e a Lagoa Juparanã (maior lagoa em volume de água do Brasil).
São Mateus
A cidade tem um rico patrimônio histórico/cultural. É lá que está o Porto de São Mateus, cujo entorno possui 32 sobrados, construídos nos séculos 17 e 19 e tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
No litoral, a ilha de Guriri, uma das maiores do Estado, anexada ao continente por uma ponte sobre o Rio Mariricu, é o principal ponto turístico para quem está atrás de badalação.
Conceição da Barra
Conhecida como a capital capixaba do forró, Conceição da Barra tem um ar de Nordeste no Espírito Santo. A cidade reúne dunas, praias, que apresentam piscinas na baixa da maré, e agrestes. É lá também que acontece o famoso Baile de Congo, um auto teatral popular com duração de uma semana.
O distrito de Itaúnas, o mais importante conjunto turístico do município, tem como maior atração suas de até 30 metros de altura. O Parque Nacional de Itaúnas, criado em 1991, preserva uma variedade de ecossistemas integrados a fauna e a flora que lhe deu o título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário