domingo, 19 de outubro de 2008


Cidade: VENDA NOVA DO IMIGRANTE



Venda Nova do Imigrante é o município com a sede em maior altitude no estado, estando à mesma há 830 metros de altitude. Os descendentes de italianos diversificam a atividade econômica baseada na agricultura com o agroturismo. Café, feijão, hortaliças e frutas são os itens mais produzidos. Além disso, pelo menos 80 propriedades estão envolvidas no Agroturismo, com a venda de pães, vinhos, queijos, etc.



O Agroturismo foi um grande fator para o desenvolvimento da região. As dificuldades de comunicação e transporte fizeram com que os italianos fabricassem vários produtos em casa, como queijo, pães, vinhos, biscoitos, doces, massas, aguardentes e moinho para milho e café.



A denominação Venda Nova surgiu porque antigamente havia uma pequena mercearia, que era chamada de venda. Esta mercearia foi reformada e ficou conhecida como venda nova, dando nome ao local. Como a cidade foi colonizada por imigrantes, com a emancipação, em 1988, foi adotado o nome de Venda Nova do Imigrante.



A união da comunidade sempre foi um forte marco em Venda Nova. A partir de ações conjuntas, o desenvolvimento econômico da região apresenta destaque no estado e no país. Após a criação e organização de roteiros para visitação dirigida aos turistas e visitantes, as propriedades rurais obtiveram um novo filão na economia local. O Agroturismo, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, desenvolvidos de forma planejada e sustentável podem promover uma melhor qualidade de vida à comunidade, uma melhor utilização do patrimônio natural e aos turistas, um destino turístico inesquecível.

Nenhum comentário: